Secções
Entrar

Debates entre candidatos arrancam hoje e só devem terminar a 22

02 de janeiro de 2021 às 08:02

Para hoje estão previstos dois debates: o primeiro entre Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias seguido do confronto entre João Ferreira e André Ventura.

Os debates televisivos entre os sete candidatos a Presidente da República arrancam hoje e só deverão terminar dois dias antes das eleições marcadas para 24 de janeiro.

Inicialmente, RTP, SIC e TVI apenas tinham previstos debates entre seis candidatos - Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, André Ventura e Tiago Mayan -, mas a aceitação da candidatura de Vitorino Silva pelo Tribunal Constitucional levou a televisão pública e o Porto Canal a proporem novos frente a frente para incluírem o antigo autarca do PS e fundador do partido RIR.

Entre hoje e o próximo sábado - dia 09, véspera do arranque oficial da campanha eleitoral - estão agendados 21 debates televisivos, tendo o Porto Canal anunciado a realização de uma outra ronda de frente a frente com Vitorino Silva para a semana anterior à eleição.

Para hoje estão previstos dois debates: o primeiro na RTP1, entre Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, e Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), pelas 21:00, logo seguido do 'duelo' entre o candidato apoiado pelo PCP, João Ferreira, e André Ventura, do Chega, que tem início às 22:00, na TVI24.

No domingo, realiza-se apenas um único debate, na RTP, entre Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Mayan, candidato apoiado pela Iniciativa Liberal.

Para segunda-feira, estão previstos três debates, média que se manterá até dia 09: Marcelo Rebelo de Sousa - João Ferreira na TVI (21:00), Marisa Matias e a socialista apoiada pelo PAN e Livre Ana Gomes (22:00, SIC Notícias), e ainda o frente a frente Vitorino Silva - André Ventura (22:45, RTP3).

Na terça-feira, 05 de janeiro, a RTP1 conta com o debate entre João Ferreira e Ana Gomes (21:00), enquanto a SIC Notícias transmite o debate André Ventura - Tiago Mayan, seguindo-se na RTP3, às 22:45, o confronto entre Vitorino Silva e Marisa Matias.

Já no dia de Reis, 06 de janeiro, decorrerão os debates Marcelo Rebelo de Sousa - André Ventura (21:00, SIC), João Ferreira - Tiago Mayan (TVI24, 22:00) e Vitorino Silva - Ana Gomes (22:45, RTP3).

A SIC transmite o frente a frente de Marisa Matias - André Ventura no dia 07 de janeiro (21:00), e na TVI24, uma hora mais tarde, decorre o debate Ana Gomes - Tiago Mayan. Na RTP3, às 22:45, será a vez de Vitorino Silva debater com Marcelo Rebelo de Sousa.

O debate Ana Gomes - André Ventura decorre em 08 de janeiro, pelas 21:00, na TVI, enquanto o frente a frente Marisa Matias - João Ferreira é emitido a partir das 21:30 na RTP. No mesmo dia, pelas 22:45, será o debate entre Vitorino Silva e Tiago Mayan, na RTP3.

Marcelo Rebelo de Sousa defronta Ana Gomes em 09 de janeiro, na RTP1 (21:00) e Marisa Matias debaterá com Tiago Mayan, na SIC Notícias (22:00), com este primeiro ciclo a encerrar com o frente-a-frente entre Vitorino Silva e João Ferreira, às 22:45, na RTP3.

No dia 12 de janeiro, a RTP transmite um debate com todos os candidatos, às 22:00.

O Porto Canal anunciou, entretanto, já ter agendado mais cinco debates: Vitorino Silva - Marisa Matias (17 de janeiro); Vitorino Silva - André Ventura (dia 18); Vitorino Silva - Marcelo Rebelo Sousa (20 de janeiro); Vitorino Silva - Ana Gomes (dia 21) e Vitorino Silva - Tiago Mayan (22 de janeiro).

A confirmar-se, subirá para 26 o total de frente a frente televisivos, para além do debate com os sete candidatos a Presidente da República.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela