Secções
Entrar

Covid-19: Urgência pediátrica no Amadora-Sintra encerrada à noite até 11 de abril

28 de março de 2020 às 14:07

Em caso de necessidade, durante os períodos de encerramento, os utentes deverão recorrer aos serviços de urgência do Hospital de Santa Maria e do Hospital de Dona Estefânia.

A urgência pediátrica doHospital Fernando Fonseca (Amadora), encerra a partir deste sábado no período noturno e até ao próximo dia 11 de abril após serem detetados casos de contaminação com ocoronavírus, anunciou a unidade hospitalar.

Numa nota enviada às redações, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (conhecido como Amadora-Sintra) explica que o encerramento do serviço de urgência pediátrica decorre entre as 20h00 e as 08h00.

"Este encerramento temporário, decidido em articulação com as autoridades de saúde, é uma medida de prevenção, dado terem sido identificadas ocorrências de infeção com covid-19", acrescenta a unidade hospitalar.

Em caso de necessidade, durante os períodos de encerramento, os utentes deverão recorrer aos serviços de urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria) e do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (Hospital de Dona Estefânia).

A covid-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativos à situação epidemiológica nacional registam 100 mortos e 5.170 casos de covid-19.

Das 5.170 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a grande maioria (4.752) está a recuperar em casa, 418 (mais 64) estão internadas, 89 (mais 18) dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Portugal, onde o primeiro caso foi confirmado a 02 de março e que está em estado de emergência até quinta-feira, entrou já na terceira e mais grave fase de resposta à doença covid-19 (Fase de Mitigação), ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

Detetado em dezembro de 2019, na China, o novo coronavírus já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 28 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela