Secções
Entrar

Covid-19. "Livre trânsito" na AML provoca corrida ao certificado digital

Jornal de Negócios 25 de junho de 2021 às 17:53

Em apenas 24 horas, desde as 16h desta quinta-feira e as 16h de hoje, foram emitidos mais de 225 mil certificados. O documento permite a entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa durante o fim de semana.

A possibilidade de os detentores do certificado digital COVID ficarem isentos da proibição de deslocações de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) provocou uma verdadeira corrida às solicitações do documento.

Fonte oficial dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) indicou aoNegóciosque entre as 16 horas de ontem e as 16:00 desta sexta-feira foram emitidos mais de 225 mil certificados.

"Até às 16h de ontem, tinham sido emitidos 400 mil certificados digitais COVID da UE: certificado de vacinação; certificado de teste e certificado de recuperação, tendo o número aumentado para mais de 625 mil até às 16h de hoje", referiu.

A mesma fonte não precisou, no entanto, se estes mais de 225 mil certificados emitidos foram solicitados na sua maioria por residentes nos 18 municípios da AML.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou ontem, após o Conselho de Ministros, que o certificado covidpermitiria as deslocações de e para a AML durante o fim de semana, que também serão autorizadas a quem apresentar um teste negativo PCR realizado nas 72 horas anteriores ou um teste rápido com menos de 48 horas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela