Secções
Entrar

Covid-19: Idosos podem recorrer à linha SOSolidão para aliviar efeitos do confinamento

16 de abril de 2020 às 13:39

Fundação Bissaya Barreto, sediada em Coimbra, criou uma linha telefónica para apoiar as pessoas mais idosas neste período de pandemia.

A Fundação Bissaya Barreto, sediada em Coimbra, criou uma linha telefónica de âmbito nacional para apoiar as pessoas mais idosas neste período de pandemia da covid-19, designada de SOSolidão, que funciona com profissionais da área da psicologia.

Em declarações à agência Lusa, a assessora do setor social da instituição, Fátima Mota, disse que se trata de uma linha "gratuita e confidencial", que entrou em funcionamento na terça-feira e que funciona de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:00.

"A circunstância de todos nós termos de estar confinados ao nosso espaço, às nossas casas, e muito em especial as pessoas mais velhas, com os riscos que correm com a covid-19, agrava esses sentimentos de insegurança, medo angústia e solidão", salientou.

Segundo Fátima Mota, "é exatamente porque as pessoas estão neste momento mais sozinhas e mais expostas a um elevado stress" que a instituição avançou para a criação da linha, cujo atendimento é efetuado por profissionais.

"Quando todos os dias se fala no número de mortos em Portugal, aquilo que se diz a seguir é que determinada percentagem, que é sempre elevada, são idosos, e isso provoca imenso receio e medo nas pessoas", sublinhou.

A assessora social da Fundação Bissaya Barreto considera que o apoio telefónico pretende fazer "uma companhia ativa e ajudar as pessoas a minimizar os efeitos da solidão a que, neste momento, estão particularmente sujeitas", em articulação com a linha SOS Pessoa Idosa", criada anteriormente pela instituição.

A linha SOSolidão (800 91 29 90) vai estar em funcionamento enquanto vigorar o período de pandemia da covid-19, mas poderá continuar "caso se justifique".

Desde que entrou em funcionamento, tem recebido chamadas encaminhadas "do SNS 24, 112 e de outras linhas a pedirem apoio".

"A esperança e o desejo que nós temos é chegar mais próximo destas pessoas que estão sozinhas", frisou Fátima Mota.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela