Secções
Entrar

Chega desafia Montenegro a dizer se vai apoiar ou combater o socialismo

Lusa 21 de janeiro de 2026 às 16:22

O primeiro-ministro pediu que não se confundam estas eleições com as eleições legislativas.

O Chega desafiou esta quarta-feira o primeiro-ministro a dizer quem apoia na segunda volta das eleições presidenciais, se vai "ficar do lado de quem combate o socialismo", com Luís Montenegro a pedir que não se confundam estas eleições com legislativas.
«Problemas da Saíde não se resolvem com demissões»: Montenegro garante que ministra da Saúde fica no Governo Lusa
No debate quinzenal desta tarde, na Assembleia da República, Pedro Pinto assinalou que Luís Montenegro é também líder do PSD e perguntou-lhe se "vai estar ao lado do socialismo ou ao lado de quem combate o socialismo". "Não podemos ficar em cima do muro", salientou.
Luís Montenegro, que logo na noite eleitoral tinha dito que o PSD não iria dar indicação de voto nem em António José Seguro nem em André Ventura, pediu ao Chega que não confunda "as duas voltas das eleições legislativas", em 2024 e 2025, com "as duas voltas das eleições presidenciais". O primeiro-ministro fez depois uma análise aos resultados das eleições presidenciais do último domingo, considerando que demonstraram existir um espaço político maior, ao centro, e dois médios, um à direita e outro à esquerda. "Está aqui um terceiro grande espaço político à minha frente, este espaço central, que teve também a mesma representatividade, grosso modo, nas eleições presidenciais que teve nas eleições legislativas. Com uma diferença, é que nestes dois espaços políticos médios os votos estiveram concentrados num candidato, em cada um dos espaços políticos, no espaço político central, onde estão representados os partidos do Governo, a votação esteve dispersa por vários candidatos", referiu.
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima