Secções
Entrar

Carris fará greve no próximo mês

22 de junho de 2015 às 14:11

15 de Julho é o dia apontado por ser a data de referência para a assinatura dos contractos das subconcessões da Carris e do Metropolitano

Vários sindicatos representativos dos trabalhadores da rodoviária Carris, em Lisboa, agendaram uma greve para 15 de Julho e exortaram outras empresas do sector a juntarem-se à luta contra as subconcessões determinadas pelo Governo.

 

De acordo com Sérgio Monte, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), afecto à UGT, a greve foi marcada por estruturas sindicais que representam 80% dos trabalhadores da Carris para 15 de Julho, por ser a data apontada como referência para a assinatura dos contractos das subconcessões da Carris e do Metropolitano.

 

O sindicalista convidou todos os sindicatos das empresas envolvidas em processos de subconcessões ou de privatizações a convergirem num dia de greve do sector.

 

O SITRA vai também avançar com um pré-aviso de greve para o Metropolitano.

 

Os resultados preliminares do concurso internacional para a subconcessão da Carris e do Metropolitano de Lisboa - que aponta para a entrega ao grupo espanhol Avanza - foram anunciados pelo Ministério da Economia na sexta-feira.

 

Na ocasião, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, explicou que a escolha do grupo espanhol Avanza implicaria que o Estado conseguiria uma poupança anual superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

 

Artigos recomendados
As mais lidas