Secções
Entrar

Carris fará greve no próximo mês

22 de junho de 2015 às 14:11

15 de Julho é o dia apontado por ser a data de referência para a assinatura dos contractos das subconcessões da Carris e do Metropolitano

Vários sindicatos representativos dos trabalhadores da rodoviária Carris, em Lisboa, agendaram uma greve para 15 de Julho e exortaram outras empresas do sector a juntarem-se à luta contra as subconcessões determinadas pelo Governo.

 

De acordo com Sérgio Monte, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), afecto à UGT, a greve foi marcada por estruturas sindicais que representam 80% dos trabalhadores da Carris para 15 de Julho, por ser a data apontada como referência para a assinatura dos contractos das subconcessões da Carris e do Metropolitano.

 

O sindicalista convidou todos os sindicatos das empresas envolvidas em processos de subconcessões ou de privatizações a convergirem num dia de greve do sector.

 

O SITRA vai também avançar com um pré-aviso de greve para o Metropolitano.

 

Os resultados preliminares do concurso internacional para a subconcessão da Carris e do Metropolitano de Lisboa - que aponta para a entrega ao grupo espanhol Avanza - foram anunciados pelo Ministério da Economia na sexta-feira.

 

Na ocasião, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, explicou que a escolha do grupo espanhol Avanza implicaria que o Estado conseguiria uma poupança anual superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela