Campos Ferreira assina acordo com Angola
O secretário de Estado aposta em áreas como a boa governação, a participação e democracia ou a luta contra a pobreza
Portugal e Angola assinam esta quinta-feira, em Lisboa, o novo Programa Executivo de Cooperação (PEC) válido para o quadriénio 2015-2018.
O documento vai ser assinado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, Luís Campos Ferreira, e pela secretária de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação angolana, Ângela Bragança.
Este novo PEC assenta em três eixos prioritários: boa governação, participação e democracia (sectores institucionais); desenvolvimento sustentável e luta contra a pobreza (sectores sociais) e desenvolvimento económico e infra-estruturas.
Em Março, num encontro de trabalho que os dois governantes realizaram em Luanda, de preparação do documento que hoje é assinado, foi salientado que o PEC vai dar maior ênfase às áreas da agricultura, energia e economia, sem descurar os tradicionais sectores da saúde e educação.
Em declarações à Lusa em Luanda, Luís Campos Ferreira caracterizou o PEC como um programa mais funcional e prático do que o Programa Indicativo de Cooperação, na medida em que pretende acompanhar a realidade e necessidades de Angola.
Edições do Dia
Boas leituras!