Secções
Entrar

Zelensky substitui comandante das Forças de Defesa Territorial

Leonor Riso 16 de maio de 2022 às 15:50

O major general Ihor Tantsyura desempenhará o cargo, em vez de Yuriy Halushkin. Governo ucraniano salientou a importância destas forças de civis.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky substituiu o chefe das Forças de Defesa Territoriais três meses depois do início da guerra com a Rússia, sem apresentar justificações. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa, que anunciou que o major general Ihor Tantsyura desempenhará o cargo, em vez de Yuriy Halushkin.

REUTERS/Gleb Garanich

As Forças de Defesa Territoriais ajudam o exército ucraniano a combater a Rússia, e são formadas por civis que receberam formação militar.

O Ministério da Defesa descreve Ihor Tantsyura como um militar com experiência que chefiou as equipas das forças terrestres da Ucrânia. De acordo com a mesma mensagem, as forças cresceram rapidamente pouco depois de terem sido criadas pouco antes da invasão, e têm um papel importante na defesa.

"O crescimento explosivo da estrutura, especialmente em condições de combate intenso, é uma grande experiência, com erros e conquistas. Há sucessos e, infelizmente, perdas", indicou o governo.

Um batalhão das Forças Territoriais conseguiu avançar até à fronteira com a Rússia depois de repelir as forças russas que atacavam a cidade de Kharkiv.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela