Secções
Entrar

Vários mortos em acidente de autocarro em Estocolmo

Luana Augusto 14 de novembro de 2025 às 15:37

Motorista já foi detido e o acidente está a ser investigado como homicídio culposo agravado pelo resultado. Segundo o jornal Expressen, uma doença poderá estar por detrás do acidente.

Um acidente de autocarro no centro de Estocolmo provocou, esta sexta-feira (14), vários mortos e deixou várias pessoas feridas, segundo o jornal sueco que cita a polícia local.
Imagens mostram aparato no local onde autocarro colidiu contra uma paragem na Suécia. Motorista foi detido
Segundo o , três pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas, duas delas com gravidade, de acordo com a região de Estocolmo. Todas foram transportadas para o hospital. "Neste momento, a polícia não comenta informações sobre o número, sexo ou idade das vítimas", escreveu a polícia no seu site. O alerta para este acidente foi dado pelas 15h24 locais (14h24 de Lisboa), quando uma viatura fora de serviço colidiu com uma paragem de autocarro, em Östermalm, a baixa velocidade. Na viatura não havia passageiros, mas as pessoas que estavam no local, no momento em que se deu o acidente, relataram ter ouvido um estrondo. "Estava sentada no sofá e ouvi estrondos. Fiquei muito stressada", disse ao Expressen uma mulher que mora perto do local. O motorista entretanto já foi detido, segundo o Aftonbladet. Não terá cadastro e estará em estado de choque com o ocorrido, de acordo com o ExpressenApesar de ainda serem desconhecidos os motivos do acidente, o caso está a ser investigado como homicídio culposo agravado pelo resultado.  "Está a ser investigado como homicídio culposo. O motorista do autocarro foi detido, mas isso é um procedimento padrão em incidentes desse tipo", disse um porta-voz da polícia citado pela Reuters, ao acrescentar que não há informações que indiquem tratar-se de um ataque.
A polícia acredita que o motorista não terá agido de forma intencional e descarta, por isso, a possibilidade de motivações terroristas. O jornal Expressen aponta, por outro lado, que uma doença poderá estar por detrás desta tragédia. "Não há nada que indique isso, absolutamente nada. É claro que também investigámos essas possibilidades, mas não temos conhecimento de nada sobre o incidente que aponte nessa direção", afirmou Daniel Wikdahl, da polícia de Estocolmo. No local encontram-se agora polícias, ambulâncias e unidades de serviços de emergência. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, entretanto já lamentou o sucedido. "Recebi a trágica notícia de que várias pessoas morreram e ficaram feridas numa paragem de autocarro no centro de Estocolmo. Pessoas que talvez estivessem a regressar a casa para visitar familiares, amigos ou para [terem] uma noite tranquila em casa", disse num comentário enviado ao Aftonbladet.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela