Secções
Entrar

Única medalhada olímpica iraniana pode ter desertado para os Países Baixos

09 de janeiro de 2020 às 21:03

A atleta de 21 anos não compareceu à concentração da seleção que prepara a participação em Tóquio2020 e, segundo a selecionadora, "partiu há alguns dias para os Países Baixos".

Kimia Alizadeh, a única medalhada olímpica doIrão, com o bronze no taekwondo no Rio2016, terá desertado para os Países Baixos, informou hoje a agência semi-estatal Isna.

"Choque pelo taekwondo iraniano. Kimia Alizadeh emigrou para os Países Baixos", noticia a agência Isna, sem que haja, por enquanto, qualquer reação da sua família ou federação.

A atleta de 21 anos não compareceu à concentração da seleção que prepara a participação em Tóquio2020 e, segundo a selecionadora, "partiu há alguns dias para os Países Baixos", onde continua a preparar-se.

Na internet, há uma foto, de baixa qualidade, que parece mostrar a iraniana entre outros jovens, de ambos os sexos, e em roupas desportivas -- no Irão o véu islâmico é obrigatório, até no desporto, no qual existe forte segregação sexual -- facto que provocou milhares de comentários.

A ashtag #Kimia_Alizadeh é uma das mais utilizadas hoje no Twitter.

A Isna indica que Kimia Alizadeh terá a intenção de representar outro país nos Jogos Olímpicos, apesar dessa possibilidade supostamente não ser exequível para Tóquio2020.

A agência Tasnim, mais próxima dos ultraconservadores, manifestou-se "surpresa" pelo facto de a sua família e a federação "ainda não terem reagido para confirmar ou negar as notícias surpreendentes" da sua alegada deserção.

A alimentar os receios da sua saída definitiva do Irão, surgiu na internet um vídeo com uma entrevista da atleta com o seu marido, o campeão de voleibol Hamed Madanchi, em agosto de 2018, na qual revelam um silêncio embaraçoso a uma pergunta sobre a sua possível emigração.

Vários políticos iranianos já criticaram, nas redes sociais, a situação e o deputado Abdolkarim Hosseinzadeh exige mesmo "responsabilidades a quem está a deixar fugir o capital humano" do país.

O taekwondo é um dos desportos favoritos no Irão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela