Secções
Entrar

UE não chega a acordo sobre prolongamento da licença do glifosato

09 de novembro de 2017 às 11:55

A licença para o uso de glifosato expira em 15 de Dezembro. A proposta vai agora a comité de recurso.

Os representantes dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) voltaram a falhar um acordo sobre a renovação da licença de glifosato e o tema será apresentado ao comité de recurso, disse à Lusa fonte da Comissão Europeia.

"A maioria dos Estados-membros (14) apoiou a proposta da Comissão, tendo havido nove votos contra e cinco abstenções" na reunião de peritos do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal, explicou uma fonte da Comissão Europeia à Lusa - valor que não chegou a uma maioria qualificada.

Bruxelas apresentou uma proposta de renovação da licença de uso do herbicida glifosato por cinco anos, após o tema ter sido debatido no Colégio de Comissários na quarta-feira.

A licença para o uso de glifosato expira em 15 de Dezembro, adiantando o porta-voz que a proposta rejeitada será apresentada no final deste mês perante o comité de recurso, uma instância destinada a apoiar a tomada de decisões em casos sensíveis e problemáticos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela