Secções
Entrar

Turquia envia drone armado para o norte do Chipre

16 de dezembro de 2019 às 10:41

É o primeiro drone turco a pousar no aeroporto de Gecitakle depois de as autoridades cipriotas turcas terem dado o seu consentimento a esse tipo de aeronave.

Um 'drone' [aparelho aéreo não-tripulado] turco armado aterrou esta segunda-feira no Chipre do Norte, onde ficará estacionado devido às tensões causadas pela exploração de hidrocarbonetos entre a Turquia e outros países do Mediterrâneo.

O 'drone', modelo Bayraktar TB2, pousou no aeroporto de Gecitakle, na região de Famagusta, no leste da ilha, de acordo com um jornalista da agência de notícias France-Presse no local.

É o primeiro 'drone' turco a pousar neste aeroporto depois de as autoridades cipriotas turcas -- apoiadas por Ancara, cujas tropas ocupam o norte da ilha -- terem dado o seu consentimento a esse tipo de aeronave.

Esse desdobramento é o mais recente desenvolvimento da tensão na região relacionada com a exploração de hidrocarbonetos após a assinatura, no final de novembro, de um controverso acordo de delimitação marítima entre a Turquia e a Líbia.

O acordo foi condenado por vários países, incluindo a Grécia e Chipre, porque permite a Ancara reivindicar direitos sobre grandes áreas no Mediterrâneo oriental.

Após a assinatura do acordo, o Governo turco alertou que impediria qualquer exploração de hidrocarbonetos sem a sua autorização nessas áreas.

Os depósitos de hidrocarbonetos descobertos nos últimos anos no Mediterrâneo oriental despertam o apetite dos países vizinhos, nomeadamente Grécia, Egito, Chipre e Israel, que mantêm relações difíceis com Ancara.

O acordo marítimo turco-líbio é visto como a resposta da Turquia à criação, em janeiro, de um fórum do Mediterrâneo oriental sobre o gás, do qual Ancara foi excluída, numa reunião no Cairo com representantes de Chipre, Grécia, Israel, Egito, Itália, Jordânia e dos Territórios Palestinianos.

Ameaçada de sanções pela União Europeia (UE) pela perfuração ilegal na costa do Chipre, da qual ocupa a parte norte desde 1974, a Turquia pretende usar o seu acordo com a Líbia para acabar com seu isolamento no Mediterrâneo oriental e reivindicar direitos sobre a exploração de hidrocarbonetos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela