Secções
Entrar

Trump vai recorrer da decisão de juiz que bloqueou fundos para construção do muro

25 de maio de 2019 às 23:23

O presidente dos EUA anunciou que o Governo vai recorrer da decisão de um juiz que ordenou o bloqueio temporário de parte dos fundos para a construção de um muro na fronteira com o México.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou este sábado que o Governo vai recorrer da decisão de um juiz que ordenou o bloqueio temporário de parte dos fundos para a construção de um muro na fronteira com o México.

"Um outro ativista, o juiz nomeado por [Barack] Obama, acaba de decidir contra nós sobre uma secção do muro do sul que já está em construção. Esta é uma decisão contra a segurança da fronteira e em favor do crime, drogas e tráfico de seres humanos. Estamos a pedir um recurso rápido", escreveu Trump na sua conta no Twitter.

O presidente dos Estados Unidos está no Japão, onde chegou hoje para uma visita de Estado para conhecer o novo imperador, Naruhito, e com uma agenda focada no reforço das relações bilaterais e no impasse das negociações com a Coreia do Norte.

Um juiz federal norte-americano bloqueou a decisão do Governo de Donald Trump de desviar 6.600 milhões de dólares (cerca de 5,9 mil milhões de euros) do orçamento do Departamento de Defesa para a construção de um muro na fronteira com o México.

A decisão do juiz Haywood Gilliam, do tribunal de Oakland, na Califórnia, conhecida na sexta-feira, interrompe os esforços da administração Trump em utilizar para aquele projeto fundos destinados aos militares.

O magistrado deu assim razão a uma coligação formada por 20 estados, a maioria governada por democratas, uma organização ambientalista e outra de direitos civis, que haviam processado o Governo federal contra a declaração do estado de emergência.

Donald Trump tem pedido ao Congresso autorização para o financiamento da construção de um muro ao longo da fronteira com o México, mas a maioria Democrata na Câmara dos Representantes negou-lhe essa possibilidade, o que levou o Presidente a declarar, em fevereiro, o estado de emergência para alocar dinheiro do Departamento de Defesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela