Secções
Entrar

Terramoto de magnitude 5,8 na Albânia provoca pelo menos 26 feridos

21 de setembro de 2019 às 21:55

Sismo ocorreu numa zona costeira a 30 quilómetros da cidade portuária de Durres e a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.

Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter sacudiu hoje a Albânia, ferindo 26 pessoas e originando danos materiais avultados, sem, de acordo com as primeiras informações, causar vítimas mortais.

O Instituto de Geociências de Tirana informou que o terramoto ocorreu às 14:04 GMT (15:04 de Lisboa), numa zona costeira a 30 quilómetros da cidade portuária de Durres e a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.

Onze minutos depois registou-se uma réplica de magnitude 5,4.

O terramoto provocou pânico e danos materiais consideráveis e segundo as primeira informações das autoridades albanesas contabilizavam-se 26 pessoas com "ferimentos consideráveis".

Entre os edifícios que sofreram danos conta-se a Faculdade de Geologia da Universidade de Tirana, onde ruiu parte do telhado.

Ao receber a notícia do sismo, o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, que se encontrava na cidade alemã de Frankfurt, a caminho de Nova Iorque, cancelou a viagem e regressou à Albânia.

O terramoto foi sentido também na ilha grega de Corfú, mas não causou danos, segundo uma fonte da Proteção Civil local.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela