Secções
Entrar

Supremo espanhol adia exumação dos restos mortais de Franco

04 de junho de 2019 às 11:19

Governo espanhol tinha decidido exumar a 10 de junho os restos mortais do antigo ditador, que estão no vale dos Caídos, para o cemitério de Mingorrupio, mas a família tem contestado a decisão.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu, esta terça-feira, adiar de forma cautelar a exumação dos restos mortais de Francisco Franco, que estava prevista para 10 de junho. Segundo o El País, o tribunal decidiu assim dar seguimento ao pedido da família do antigo ditador. 

O governo espanhol tinha decidido em 15 de março último exumar a 10 de junho os restos mortais do antigo ditador, que estão no vale dos Caídos, para o cemitério de Mingorrupio, na povoação de El Pardo, também nos arredores de Madrid.

Os familiares insistem que apenas poderiam considerar a exumação para a catedral de Almudena (Madrid), possibilidade que já tinha sido rejeitada pelo executivo.

Para o governo socialista, o corpo do ditador não pode ser transferido para qualquer local onde possa ser "enaltecido ou homenageado".

O parlamento espanhol aprovou em setembro do ano passado a proposta do governo a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador.

O Tribunal Supremo espanhol rejeitou em 17 de dezembro último um primeiro pedido da família de Francisco Franco para que o governo suspenda o processo de exumação do corpo do ditador.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela