Secções
Entrar

Suécia anuncia que vai avançar com pedido formal de adesão à NATO

Diogo Barreto 16 de maio de 2022 às 14:45

O pedido de adesão deve ser entregue entre hoje e quarta-feira, anunciou a primeira-ministra sueca em conferência de imprensa onde sublinhou que a Suécia não enfrenta nenhuma ameaça militar neste momento.

A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, anunciou esta segunda-feira que o governo vai avançar com um pedido formal de adesão à NATO. "Contamos entregar os documentos entre hoje e quarta-feira para estarmos alinhados com a Finlândia", explicou.

PONTUS LUNDAHL/TT News Agency/AFP via Getty Images

Andersson explicou, em conferência de imprensa, que o processo de adesão deve estar concluído ao final de um ano e reafirmou que não há "qualquer ameaça militar direta" contra a Suécia neste momento. "O Governo decidiu informar a NATO do desejo da Suécia de se tornar membro da aliança", disse Andersson após uma reunião extraordinária do executivo e de um debate parlamentar.

"Estamos a sair de uma era e a entrar numa nova", disse ainda a líder do Partido Social-Democrata sueco. "Este é um dia histórico. Uma nova era começou", disse o Presidente finlandês, Sauli Niinistö, numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra, Sanna Marin, este domingo, quando anunciaram a intenção de aderir à aliança. 

A Finlândia anunciou igualmente, este fim-de-semana, que pretende apresentar uma candidatura de adesão à NATO. O país partilha uma fronteira terrestre com mais de 1.300 quilómetros com a Rússia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela