Secções
Entrar

Submarino indonésio desaparecido está "afundado". Levava 53 tripulantes

Diogo Barreto 24 de abril de 2021 às 10:57

Foram encontrados destroços de submarino indonésio que estava desaparecido. Marinha declarou o submarino oficialmente afundado, sem esperança de encontrar sobreviventes.

O navio ficou sem reservas de oxigénio este sábado de manhã e a Marinha da Indonésia já declarou o submarino como "oficialmente afundado". As esperanças de encontrar os 53 tripulantes com vida são nulas. O submarino desapareceu esta semana, na quarta-feira, ao largo de Bali.

M Risyal Hidayat/Antara Foto/via REUTERS

O chefe da Marinha indonésia, Yudo Margono, disse que as equipas de resgate encontraram vários objectos do submarino, incluindo peças de um alisador de torpedo, uma garrafa de graxa usada para olear o periscópio e tapetes de oração dos tripulantes. "Com as evidências que descobrimos e que acreditamos serem do submarino, passamos agora da fase de desparecido para afundado", disse, citado pela Associated Press.

Na quinta-feira, a Marinha tinha informado que o submarino desaparecido tinha capacidade para 72 horas de oxigénio, o que queria dizer que ficaria sem oxigénio na manhã deste sábado. 

Mais de 400 pessoas, além de cinco navios e um helicóptero, participam desde quarta-feira nas buscas e resgate do submarino KRI Nanggala-402, fabricado na Alemanha em 1977.

Em conferência de imprensa, Yudo Margono disse também que as equipas de buscas encontraram uma fonte de grande magnetismo a uma profundidade dentre 50 a 100 metros, que pode dar pistas sobre a localização do submarino.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela