Secções
Entrar

Sismo de magnitude 6,1 abala Afeganistão e Paquistão

20 de dezembro de 2019 às 14:51

O tremor de terra foi sentido até Nova Deli, a capital indiana, segundo habitantes desta cidade, enquanto em Lahore, no leste do Paquistão, pessoas em pânico abandonaram as suas viaturas.

Um terramoto de magnitude 6,1 abalou esta sexta-feira o Afeganistão e o Paquistão, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do sismo foi localizado a 51 quilómetros a sudoeste de Jurm, no norte do Afeganistão, e a sua profundidade é de mais de 200 quilómetros, indicou o observatório norte-americano.

Os habitantes de Cabul e Islamabad saíram para as duas devido a dois tremores rápidos sentidos, mas ainda não foram registados danos. O tremor de terra foi sentido até Nova Deli, a capital indiana, segundo habitantes desta cidade, enquanto em Lahore, no leste do Paquistão, pessoas em pânico abandonaram as suas viaturas.

O epicentro do sismo encontra-se numa zona montanhosa isolada e pouco povoada da província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão. O USGS prevê que existe "uma fraca probabilidade de perdas humanas e danos" devido ao tremor de terra.

O norte do Afeganistão e o Paquistão são frequentemente abalados por sismos, nomeadamente à volta da cordilheira do Hindu Kush, onde colidem as placas tectónicas euro-asiática e indiana. A 24 de setembro, um sismo de magnitude 5,2 causou pelo menos 22 mortos e mais de 300 feridos na parte de Caxemira controlada pelo Paquistão, danificando habitações e infraestruturas nesta zona dos Himalaias.

A 08 de outubro de 2005, um terramoto de magnitude 7,6 na Caxemira paquistanesa matou mais de 73.000 pessoas e deixou cerca de 3,5 milhões sem casa. Dez anos mais tarde, em outubro de 2015, um sismo de magnitude 7,5 causou perto de 400 mortos no Paquistão e no Afeganistão, destruindo edifícios num terreno acidentado que atrasou as operações de socorro.

A 09 de maio de 2018 foi igualmente registado um sismo de magnitude 6,2 no norte do Afeganistão, sentido em Islamabad e Duchanbé, as capitais do Paquistão e do Tajiquistão, a centenas de quilómetros do epicentro, mas sem causar grandes danos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela