Secções
Entrar

Rússia diz-se "alarmada" por situação em Donbass, Ucrânia estima que risco de conflito é "baixo"

Diogo Camilo 18 de fevereiro de 2022 às 10:34

Kremlin diz que tensão no sudeste da Ucrânia parece "potencialmente muito perigosa" e vai realizar testes militares amanhã com a supervisão de Putin. Ministro da Defesa ucraniano estima que risco de um conflito em larga escala é "baixo".

O Kremlin disse esta sexta-feira que a Rússia está "alarmada" pela situação no este da região de Donbass, na Ucrânia, e que a situação parece "potencialmente muito perigosa", rejeitando a ideia de que os exercícios militares possam inflamar as tensões com o Ocidente e esclarecendo que estes foram treinos de rotina transparentes.

Tanques russos a recuarem para os seus locais na terça-feira Reuters

A Rússia tinha anunciado os exercícios militares horas antes, referindo que aconteceriam no sábado. O presidente, Vladimir Putin, vai assistir e supervisionar os testes nucleares que envolvem o lançamento de mísseis navais, rejeitando explicar a sua presença. 

Já a Ucrânia transmitiu hoje que estima que a probabilidade de a situação de conflito com a Rússia escalar é baixa. O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, afirmou no parlamento que existem 149 mil militares russos nas fronteiras da Ucrânia e que se esperam mais milhares num futuro próximo. 

"A nossa inteligência observa todas as movimentações que possam representar uma potencial ameaça à Ucrânia. Estimamos que a probabilidade de um conflito em larga-escala é baixo", disse.



À Reuters, uma fonte diplomática avançou que estes são os maiores conflitos entre o exército ucraniano e forças separatistas pró-Rússia desde 2015, com observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) a ter registado 80 violações do cessar-fogo acordado pelos dois países.

O anúncio de testes militares russos surge poucas horas depois do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, ter aceitado um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na próxima semana, para preparar uma cimeira bilateral para reduzir a tensão na Ucrânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela