Secções
Entrar

Qatar pede à OMC para investigar bloqueio de países árabes

01 de agosto de 2017 às 15:13

O país solicitou à Organização Mundial do Comércio a abertura de um processo de consultas sobre o bloqueio comercial a que está sujeito

O Qatar solicitou à Organização Mundial do Comércio a abertura de um processo de consultas sobre o bloqueio comercial a que está sujeito por parte da Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos.

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

De acordo com as informações transmitidas à agência de notícias espanhola EFE pelo serviço de comunicações da OMC, o Qatar alega que as restrições comerciais impostas por Riade, Manama e Abu Dhabi violam as regras estabelecidas pela organização que regula o comércio mundial.

Com o pedido de abertura do processo, as partes envolvidas na disputa têm agora 60 dias para esgrimir os seus argumentos e chegar a um entendimento.

Caso isso não aconteça, o Qatar tem o direito de pedir que se estabeleça um painel de peritos no âmbito do Órgão de Resolução de Conflitos.

O painel de peritos que vai estudar o caso irá depois ditar uma sentença que é passível de apelo por qualquer uma das partes no conflito, mas o problema é que os países que impuseram o bloqueio alegam que o fizeram por questões de segurança nacional.

Esta possibilidade está prevista no artigo XXI do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, e já foi utilizado noutras ocasiões, como no embargo norte-americano contra a Nicarágua.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela