Secções
Entrar

Pyongyang acusa Seul de continuar "hostil"

20 de julho de 2017 às 08:08

A Coreia do Norte recusa a hipótese de dialogar com o estado a sul. O diálogo visa promover a paz entre os dois países


Pyongyang enviou hoje através do seu principal diário uma mensagem pouco favorável em relação à recente oferta de diálogo apresentada pela Coreia do Sul, argumentando de que nada serve enquanto Seul mantiver a sua política "hostil" e próxima dos EUA.

1 de 8
Coreia do Norte
Foto: KCNA
Foto: KCNA/Reuters
Foto: KCNA/Reuters

"As autoridades sul-coreanas estão a mostrar uma atitude incongruente (ao proporem diálogo), enquanto continuam a dançar com os Estados Unidos e as hostes conservadoras", indica hoje um editorial do diário Rodong Sinmun.

"Eliminar o confronto e a hostilidade é uma condição prévia para abrir a porta da reconciliação e unidade das duas Coreias", acrescentou.

"Não parece que seja uma resposta directa (a proposta de Seul), mas estamos a analisar as suas implicações", disse por sua vez um porta-voz do Governo sul-coreano à agência Yonhap.

O Ministério de Unificação informou que o regime norte-coreano não respondeu às chamadas realizadas hoje na linha telefónica situada na fronteira intercoreana.

Seul propôs esta semana que ambos os países mantenham a 21 de Julho conversações militares -- as primeiras em quase três anos -- para aliviar a tensão e também um encontro das suas delegações da Cruz Vermelha a 1 de Agosto para tentar retomar os encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

No entanto, Pyongyang manteve silêncio a respeito e assumiu que, a aceitar a proposta, a data para o diálogo militar (prevista para amanhã) deveria ser adiada face à falta de tempo para organizar uma agenda e designar os respectivos porta-vozes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela