Secções
Entrar

Puigdemont pede adiamento sobre extradição até que se esclareça imunidade

16 de dezembro de 2019 às 14:24

O ex-presidente da Generalitat pediu à Justiça da Bélgica, onde se encontra fugido, para decidir sobre pedidos de extradição após o Tribunal de Justiça da União Europeia esclarecer posições sobre a imunidade dos eurodeputados.

O ex-presidente da Generalitat,Carles Puigdemontpediu esta segunda-feira à Justiça da Bélgica, onde se encontra fugido, para decidir sobre pedidos de extradição somente depois do Tribunal de Justiça da União Europeia esclarecer posições sobre a imunidade dos eurodeputados.

O ex-presidente da região autónoma espanhola da Catalunha e o ex-conselheiro Toni Comín - que são procurados por Espanha por sedição e má gestão de fundos públicos - foram eleitos deputados do Parlamento Europeu nas eleições do passado mês de abril.

De acordo com os advogados, é preciso esclarecer primeiro se Puigdemont e Comín podem ser processados ou se estão protegidos pela imunidade parlamentar.

Sendo assim, os advogados de defesa entendem que as decisões da Justiça da Bélgica sobre a ordem europeia de detenção e entrega, pedidas pelo Supremo Tribunal de Madrid, devem ser adidas.

O pedido foi comunicado formalmente hoje ao juiz belga que tem de decidir sobre o assunto.

Na próxima quinta-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia vai pronunciar-se sobre o caso do líder da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), Oriol Junqueras, que está preso em Espanha, mas que se encontra em situação semelhante à de Puigdemont e Comín, porque também foi eleito deputado europeu.

Para os advogados, a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia pode "ajudar" a esclarecer os casos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela