Secções
Entrar

Protestos na Venezuela fazem mais um morto

11 de maio de 2017 às 07:42

Anderson Enrique Dugarte, de 32 anos, morreu na quarta-feira, no hospital universitário de Los Andes

A morte de uma pessoa na quarta-feira elevou para 46 o número de vítimas mortais nos protestos contra e a favor do Presidente Nicolas Maduro, que se intensificaram desde o início de Abril. O ministro do Interior e Justiça venezuelano, Nestor Reverol, indicou que Anderson Enrique Dugarte, de 32 anos, morreu na quarta-feira, no hospital universitário de Los Andes, onde estava hospitalizado há três dias, depois de ter sido alvejado na cabeça.

1 de 6

Reverol acrescentou que a vítima, um moto-taxista (taxista em motocicleta), foi assassinada por um franco-atirador, quando transportava uma pessoa e numa altura em que decorria uma manifestação da oposição, no estado venezuelano de Mérida, a 670 quilómetros a sudoeste de Caracas.

Em declarações à televisão estatal venezuelana, Nestor Reverol responsabilizou a oposição pela morte e informou que está também hospitalizado, em estado crítico, um estudante da universidade de Los Andes, Fredylan Alvarez Jauregui, ferido durante o mesmo protesto.

Em Chacao (leste), as autoridades municipais confirmaram a morte, na quarta-feira, de uma pessoa, durante uma marcha em Caracas. Miguel Castillo Bracho, de 27 anos, era jornalista e, de acordo com a polícia, foi atingido por uma pequena esfera metálica que se alojou no ventrículo esquerdo do coração.

Vários manifestantes opositores responsabilizaram a Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) por aquela morte.

De acordo com dados oficiais, 38 pessoas morreram até agora na Venezuela.

Na terça-feira, o Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social divulgou que, entre 1 de Abril e 7 de Maio, pelo menos 44 pessoas morreram na sequência dos protestos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela