Secções
Entrar

Presumível sucessor de "el Chapo" detido no México

02 de maio de 2017 às 16:05

Dámaso López Núñez, conhecido como o Advogado, foi detido no bairro Anzures, uma das zonas abastadas da capital mexicana

As forças de segurança mexicanas, coordenadas pela Secretaria de Defesa e pela Procuradoria-Geral, detiveram esta terça-feira na Cidade do México o presumível líder do cartel de Sinaloa e sucessor de Joaquim "el Chapo" Guzman, Dámaso López Núñez, informaram as autoridades.

Dámaso López Núñez, conhecido como o Advogado, foi detido no bairro Anzures, uma das zonas abastadas da capital mexicana.

O Advogado é considerado o sucessor de Joaquín Guzmán no cartel de Sinaloa, depois de este ter sido capturado em Janeiro de 2016 em Los Mochis (estado de Sinaloa, noroeste).

Seria a "mão direita" de "el Chapo" e após a sua detenção e extradição para os Estados Unidos posicionou-se como a pessoa com mais possibilidades de o substituir, tendo entrado em disputa com os filhos de Guzmán e com Ismael "el Mayo" Zambada, que partilhava a liderança do cartel de Sinaloa com Guzmán.

Desde o início do ano já morreram cerca de 500 pessoas devido à luta entre Dámaso López Núñez e os filhos de Guzmán.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela