Secções
Entrar

Presidente e primeiro-ministro do Mali detidos durante "insurreição popular"

18 de agosto de 2020 às 20:06

Coligação por detrás dos protestos no país contra o presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, diz que este "não ouviu o povo".

O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita (na imagem), e o primeiro-ministro do país, Boubou Cisse, foram detidos por militares. A coligação por detrás dos protestos que têm acontecido no país pela demissão do presidente maliano disse que "não se tratava de um golpe militar mas uma insurreição popular", segundo a Reuters. 

"IBK [a sigla para o presidente do Mali] não quis ouvir o seu povo. Até propusemos uma alternativa mas ele respondeu com mortes", afirmou à Reuters Nouhoum Togo, o porta-voz da coligação M5-RFP.

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, condenou as detenções: "Eu condeno de forma enérgica a detenção do presidente Ibrahim Boubacar Keita, do primeiro-ministro e de outros membros do governo do Mali e peço a sua libertação imediata."

Vários soldados malianos da guarnição de Kati, no sul do Mali, detiveram hoje vários responsáveis governamentais e militares num aparente motim, suscitando receios de um possível golpe de Estado após meses de contestação contra o Presidente.

De acordo com a agência Associated Press (AP), ainda não é claro quem são os responsáveis pelo tumulto, mas a agitação teve início no mesmo quartel militar onde se originou o golpe de Estado de 2012.

Eleito em 2013, o atual Presidente, Ibrahim Boubacar Keita (IBK), tem enfrentado uma pressão crescente, com a sua popularidade a diminuir, havendo atualmente um movimento dedicado a afastar o chefe de Estado maliano.

Portugal tem desde 1 de julho uma Força Nacional Destacada no Mali, no âmbito da Minusma, que inclui 63 militares da Força Aérea Portuguesa e um avião de transporte C-295.

O objetivo do destacamento português é assegurar missões de transporte de passageiros e carga, transporte tático em pistas não preparadas, evacuações médicas, largada de paraquedistas e vigilância aérea, e garantir a segurança do campo norueguês de Bifrost, em Bamako, onde estão alojados os militares portugueses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela