Secções
Entrar

Presidente da Ucrânia destitui 15 dos 27 governadores

11 de junho de 2019 às 22:55

Volodymyr Zelensky evocou uma remodelação no em várias regiões do país e propôs ainda a substituição do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavló Klimkin.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destituiu hoje 15 dos 27 governadores do país e propôs de novo ao parlamento a substituição do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavló Klimkin.

Volodymyr Zelensky, no poder desde 20 de maio, demitiu os governadores de regiões como a capital, Kiev, e Donetsk, dividida em duas devido à guerra contra os separatistas pró-russos em Donbass.

A lista dos novos governadores designados pelo chefe de Estado ucraniano foi publicada no portal da Presidência.

Zelensky propôs ao parlamento a substituição do atual chefe da diplomacia, Pavló Klimkin, pelo subchefe da administração presidencial e ex-embaixador na NATO, Vadim Pristaiko.

O parlamento ucraniano já tinha rejeitado, na semana passada, a destituição de Pavló Klimkin, assim como do ministro da Defesa e do chefe do Serviço de Segurança.

Em 30 de maio, os deputados recusaram a exoneração do primeiro-ministro, Vladimir Groisman.

De acordo com a Constituição ucraniana, as nomeações e destituições no Governo têm de ser aprovadas pelo parlamento.

O Presidente ucraniano dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas para 21 de julho, mas o parlamento (Rada) continua em funções até ao início da nova legislatura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela