Secções
Entrar

Presidente da Turquia ameaça enviar refugiados para a UE

12 de fevereiro de 2016 às 09:30

O Presidente Recep Tayyip Erdogan ameaçou enviar os milhões de refugiados que estão na Turquia para Estados membros da União Europeia, em resposta à pressão para abrir a fronteira a milhares de sírios

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou enviar os milhões de refugiados que estão na Turquia para Estados membros da União Europeia, em resposta à pressão para abrir a fronteira a milhares de sírios.

Num discurso em Ancara, Erdogan afirmou que já em Novembro ameaçou os líderes europeus, numa cimeira, de que a Turquia podia dizer "adeus" aos refugiados.

A Turquia, que acolhe três milhões de refugiados, está a ser pressionada pela União Europeia e pelas Nações Unidas para receber dezenas de milhares de refugiados sírios, que fogem da região de Alepo.

Erdogan defendeu que a Turquia tem o direito de retirar os refugiados do país se o desejar.

"Quantos refugiados aceitaram outros países? Alguns 100, outros 300 ou quinhentos. Não está escrito 'idiota' nas nossas testas. Vamos ser pacientes mas faremos o que tivermos de fazer. Não pensem que os aviões e os autocarros estão aqui para nada", disse.

As declarações de Erdogan foram proferidas no mesmo dia em que o secretário-geral da NATO anunciou que o agrupamento naval da organização que se encontra no Mediterrâneo vai deslocar-se "imediatamente" para o Mar Egeu dando início às missões de vigilância e salvamento de refugiados, a pedido dos governos da Turquia, Grécia e Alemanha.

"Acabamos de concordar que a NATO vai dar apoio na crise dos imigrantes e dos refugiados", disse Stoltenberg durante a conferência de imprensa, no final da reunião dos ministros da Defesa dos países que compõem a organização e que decorreu em Bruxelas.

O secretário-geral da NATO acrescentou que os navios da Aliança Atlântica que se encontram no Mediterrâneo e que estão neste momento sob comando alemão vão operar em coordenação com embarcações militares gregas e turcas assim e com os meios da Frontex, a agência que controla as fronteiras da União Europeia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela