Secções
Entrar

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

16 de janeiro de 2020 às 22:29

Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, de 63 anos, tomou posse na terça-feira e fez o anúncio esta quinta-feira.

O novo presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou hoje que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país.

Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, de 63 anos, tomou posse na terça-feira e fez o anúncio hoje aos jornalistas.

Giammattei venceu as eleições presidenciais na Guatemala em agosto de 2019 e pouco tempo depois tentou entrar na Venezuela, mas só o conseguiu por ter passaporte italiano.

Alejandro Giammattei sucede a Jimmy Morales e foi eleito sob a promessa de combater a corrupção na Guatemala e lutar contra a pobreza, que tem levado milhares de guatemaltecos a migrar para os Estados Unidos.

Cerca de 60% dos 15 milhões de guatemaltecos vivem abaixo do limiar da pobreza, um nível que o novo presidente espera ajudar a baixar para 25% até 2032.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela