Secções
Entrar

Polícia espanhola desmantela rede de contrabando de tabaco em Espanha e Portugal

31 de agosto de 2020 às 12:44

Os 12 detidos na "Operação Aromas del Bosque" são acusados dos crimes de contrabando e de pertencerem a uma organização criminosa.

A polícia espanhola deteve hoje na região da Andaluzia 12 pessoas que vendiam e distribuíam tabaco ilegal em Espanha e Portugal, tendo apreendido mais de 26.000 maços e 35 toneladas de tabaco cortado.

Segundo um comunicado de imprensa da Guardia Civil (correspondente à GNR portuguesa), os 12 detidos na "Operação Aromas del Bosque" são acusados dos crimes de contrabando e de pertencerem a uma organização criminosa.

A investigação que levou ao desmantelamento deste grupo começou em 2019, após a apreensão de 700 quilos de tabaco cortado contrabandeado por cidadãos portugueses na Serra de Cádis (sul de Espanha).

Na altura, a polícia descobriu que o negócio ilícito se fazia com o envio para diferentes locais de Espanha e de Portugal de tabaco cortado e maços de cigarros de várias marcas comerciais, estes últimos introduzidos ilegalmente a partir de Gibraltar -- um enclave britânico no sul de Espanha.

Para fazer os envios da mercadoria ilegal, a organização utilizava diferentes armazéns que eram usados como centros logísticos e de distribuição, onde a mercadoria era guardada e preparada, dividindo o tabaco em diferentes quantidades para fazer as remessas.

De acordo com a polícia espanhola, os contrabandistas atraíam clientes através de anúncios em plataformas de venda de artigos na Internet, enviando em seguida as remessas através de empresas de entrega de encomendas.

A capacidade operacional da organização era de tal forma importante que os investigadores atribuíram a um dos detidos em Granada o envio de quase 15 toneladas de tabaco cortado para Portugal - 16 encomendas - e para diferentes partes de Espanha - 22 encomendas - em apenas dez meses.

Um dos contrabandistas foi preso nas montanhas de Cádis, onde a Guardia Civil efetuou duas buscas e detetou o carregamento de nove toneladas de tabaco ilegal com destino a Portugal.

Na província de Málaga (Andaluzia), os investigadores encontraram 1.550 quilos de tabaco cortado, balanças, três grandes máquinas para cortar, uma empilhadora e materiais de embalagem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela