Secções
Entrar

Polícia da África do Sul encontra corpo de empresária luso-moçambicana raptada

02 de março de 2020 às 12:06

A empresária, que estava inscrita no consulado português em Maputo, desapareceu em 15 de outubro de 2019.

A polícia sul-africana encontrou o corpo de uma luso-moçambicana raptada nos arredores da cidade de Nelspruit, junto à fronteira com Moçambique, disse hoje à Lusa o cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo.

Francisco Xavier de Meireles disse que tinha sido informado no sábado de manhã que a polícia sul-africana tinha encontrado o corpo nos arredores de Joanesburgo.

Segundo a informação avançada às autoridades consulares portuguesas, a polícia sul-africana encontrou o corpo da empresária Guitabali Samji, 52 anos, de nacionalidade portuguesa e moçambicana, na manhã de sábado, 29 fevereiro, às 07h30 (5h30 de Lisboa), junto a Witbank, a cerca de 140 quilómetros de Joanesburgo.

O corpo foi encontrado junto do local onde os alegados raptores combinaram entregar a pessoa, na sexta-feira, depois de terem alertado de véspera a polícia sul-africana dizendo que se encontrava "muito doente".

Na semana passada, os alegados raptores pediram mais um resgate, em montante não divulgado, referiu a mesma fonte, sem que o caso tenha chegado a um desfecho.

Desconhece-se de momento a identidade dos raptores.

A cidade de Witbank (atual Emalahleni) fica a 138 quilómetros de Joanesburgo e a pouco mais de 200 quilómetros da municipalidade de Nelspruit (atual Mbombela), junto à fronteira com Moçambique.

A empresária, que estava inscrita no consulado português em Maputo, desapareceu em 15 de outubro do ano passado, em Nelspruit, província de Mpumalanga, nordeste da África do Sul, onde tinha negócios.

O cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo disse que o Estado português, através do consulado-geral fez diligências junto da polícia de investigação de raptos da África do Sul na tentativa de obter informações e sensibilizar para a urgência da situação.

O caso está em processo de investigação policial na África do Sul com conhecimento das representações diplomáticas e consulares de Portugal e Moçambique.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela