Secções
Entrar

Polícia cubana interrompe marcha pelos direitos LGBT

12 de maio de 2019 às 09:04

A marcha foi uma alternativa ao desfile anual contra a homofobia, cancelado esta semana pelas autoridades. Os manifestantes conseguiram caminhar apenas 400 metros antes de serem dispersados pela polícia.

A polícia cubana interrompeu este sábado uma marcha pelos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), uma alternativa ao desfile anual contra a homofobia cancelado esta semana pelas autoridades.

Aos gritos "Sim, é possível!", os manifestantes conseguiram caminhar apenas 400 metros pelo famoso Paseo del Prado, em Havana, antes de serem dispersados pela polícia.

Queriam protestar contra o cancelamento da tradicional "conga", organizada anualmente, no Dia contra a Homofobia, pelo Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), sob o patrocínio do Ministério da Saúde cubano.

Pelo menos três manifestantes foram detidos, segundo a agência France-Presse (AFP).

Na segunda-feira, o Cenesex anunciou na sua página oficial na rede social Facebook que a decisão de cancelar o evento foi tomada pelo Ministério da Saúde "dada a atual conjuntura vivida pelo país", que se prepara para enfrentar a pior crise económica em décadas.

O desfile de 2019 teria sido o primeiro depois da aprovação em abril da nova Constituição cubana, que chegou a ter prevista uma modificação abrindo caminho ao casamento homossexual, embora não tenha sido incluída no texto final.

A suspensão da iniciativa coincide com as medidas de austeridade anunciadas pelo governo de Cuba, perante as renovadas pressões dos Estados Unidos, a ineficiência da economia cubana e a crise na Venezuela, o principal parceiro comercial da ilha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela