Secções
Entrar

Pelo menos dois mortos em explosão numa mina polaca

Lusa 23 de dezembro de 2025 às 09:41

No momento da explosão, havia uma dezena de mineiros no subsolo, mas oito conseguiram ficar a salvo.

Pelo menos dois trabalhadores morreram esta terça-feira numa mina de carbono perto da cidade polaca de Pawlowice (sul), vítimas de uma explosão de gás metano, anunciou a empresa exploradora, Jastrzebska Spólka Weglowa (JSW).
Explosão numa mina polaca causa duas mortes; dez mineiros estavam no subsolo Foto AP/Bernat Armangue
Aquela companhia informou em comunicado que o incidente ocorreu a cerca de 900 metros de profundidade, na mina Pniowek, descrevendo que houve "uma grande quantidade de metano que foi libertado, causando a deflagração". No momento da explosão, havia uma dezena de mineiros no subsolo, mas oito conseguiram ficar a salvo, ao contrário dos outros dois, com 40 e 41 anos de idade. A equipa de busca e salvamento conseguiu extrair os cadáveres do interior da exploração mineira, após uma operação que demorou cerca de sete horas. Com estas duas mortes, o número de fatalidades em minas da Polónia este ano cifra-se agora num total de 15, segundo dados da autoridade polaca que regula o setor.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela