Secções
Entrar

Pelo menos 36 pessoas morreram em incêndio em Hong Kong e 276 estão desaparecidas

Luana Augusto 26 de novembro de 2025 às 18:21

Um bebé e uma idosa foram resgatados.

Pelo menos 36 pessoas morreram num incêndio, que deflagrou esta quarta-feira em Tai Po, Hong Kong, e 276 continuam desaparecidas. A informação foi avançada pelo chefe do Executivo, John Lee, numa conferência de imprensa, que acrescentou que existem neste momento 29 pessoas a receber tratamento hospitalar, e que sete delas estão em estado crítico.
Novas imagens mostram incêndio violento em complexo de arranha-céus em Hong Kong
Para o incêndio em Wang Fuk Court, que é classificado como nível 5 - a categoria mais grave - foram mobilizados 700 bombeiros, sendo que um acabou por morrer em serviço. Durante o tempo em que tentaram combater as chamas, as equipas conseguiram resgatar um bebé e uma idosa.  Segundo o jornal South China Morning Post, ambos receberam máscaras de oxigénio antes de serem transportados para o hospital. Não se sabe, no entanto, quantas pessoas permanecem presas dentro deste prédio.   Enquanto os bombeiros tentavam combater o incêndio houve quem se reunisse junto a esta habitação para rezar. Enquanto isso, outras pessoas tentaram levar ajudar aos afetados, levando água, comida e cobertores.  Como consequência, o Departamento de Educação de Hong Kong informou também que várias escolas deste distrito estariam encerradas até quinta-feira. As autoridades competentes entretanto já estiveram a preparar abrigos para acolher os afetados, segundo a secretária da Habitação, Winnie Ho Wing-yin. Ao que tudo indica, haverá 1.400 unidades disponíveis em Hong Kong, sendo que destas, apenas 280 estão localizadas em Tai Po. O presidente chinês entretanto já lamentou o sucedido, avança a emissora estatal chinesa CCTV.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela