Secções
Entrar

Papa lamenta que migrantes em fuga encontrem "portas fechadas"

20 de abril de 2019 às 08:30

O Papa disse que as cruzes do mundo são o "povo faminto de pão e de amor", "abandonado pelos próprios filhos e parentes" e "as pessoas que não têm o consolo da fé".

OpapaFrancisco lamentou hoje que os migrantes que fogem dos seus países em conflito encontrem "portas fechadas pelo medo e por armaduras de cálculos políticos", durante as orações na celebração da Via Sacra naSexta-feira Santa.

Francisco proferiu estas palavras em frente ao Coliseu deRoma, onde criticou também a ganância e o poder e que haja famílias que são "destruídas pela traição, pelas seduções do maligno" ou pelo egoísmo.

Jorge Bergoglio disse que as cruzes do mundo são o "povo faminto de pão e de amor", o povo "abandonado até pelos seus próprios filhos e parentes", o "povo sedento de justiça e paz" e "as pessoas que não têm o consolo da fé".

O papa lamentou ainda os "anciãos que rastejam sob o peso dos anos e da solidão" e as crianças "feridas na sua inocência e na sua pureza".

Criticou "a humanidade que vagueia nas trevas da incerteza e nas trevas da cultura do momento" e lamentou que existam pessoas rejeitadas e marginalizadas.

O papa Francisco também mencionou os crentes que, tendo fé e "tentando viver de acordo" com a palavra deDeus, "se encontram marginalizados e deixados de fora até mesmo pelos seus parentes e companheiros".

Por último, atacou as fraquezas dos seres humanos, a hipocrisia, as traições, os pecados e as promessas quebradas e também o egoísmo que cega os homens pela ganância e poder.

"Senhor Jesus, reviva em nós a esperança da ressurreição e sua vitória final contra todo o mal e toda a morte", concluiu.

Desta forma, o papa pôs fim à cerimónia religiosa da Via Sacra, que como tradição é celebrada no Coliseu de Roma, símbolo da perseguição e do sofrimento dos primeiros cristãos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela