Secções
Entrar

Papa Francisco acusa países do Norte de explorarem recursos dos do Sul

31 de agosto de 2020 às 19:14

"Estamos a espremer os bens do planeta. A espremê-los como se fossem uma laranja", afirmou o chefe da Igreja Católica, que nasceu na Argentina.

O Papa Francisco acusou hoje os países e empresas do hemisfério Norte de enriquecerem à custa da exploração dos recursos dos estados pobres do Sul, alertando para as consequências ambientais desta atuação.

"Estamos a espremer os bens do planeta. A espremê-los como se fossem uma laranja", afirmou o chefe da Igreja Católica, segundo a agência Efe, que cita um vídeo divulgado sobre o tema da Jornada Mundial da Oração pela Criação.

Nesse vídeo, o Papa Francisco acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido a explorar os recursos do Sul, gerando com isso uma "dívida ecológica".

"Quem irá pagar essa dívida ecológica?, questionou, acrescentando que estes impactos ecológicos aumentam porque as multinacionais fazem fora dos seus países aquilo que não lhes é permitido fazer nos seus países de origem.

Nesse sentido, o pontífice defendeu que os recursos do planeta devem ser repartidos de "forma mais justa e equilibrada".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela