Entrar

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e três anos para antigo n.º2 da FIFA

22 de setembro de 2020 às 18:24

Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, está envolvido em vários esquemas de direitos televisivos para o futebol mundial. Procuradores acusam Jérôme Valcke de levar uma vida "de cigarra".

O Ministério Público suíço pediu hoje uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo 'número dois' da FIFA.

Trata-se dos primeiros pedidos de pena de prisão na Europa no âmbito de vários casos que envolveram direitos televisivos para o futebol mundial e que nos Estados Unidos levaram à condenação de vários dirigentes sul-americanos.

Principal acusado, Jérôme Valcke comparece desde segunda-feira no Tribunal penal federal de Bellinzona, por dois casos ligados à sua procura de dinheiro para levar uma vida "de cigarra", na descrição do procurador federal Joël Pahud, citado pela agência de informação suíça Keystone-ATS.

O Ministério Público acusa-o de ter solicitado no verão de 2013 a ajuda de Nasser Al-Khelaïfi para comprar uma luxuosa 'villa' na Sardenha, quando a beIN, empresa de Al-Khelaïfi, negociava o prolongamento dos direitos de media para o Norte de África e Médio Oriente dos Mundiais de 2026 e 2030.

"Figura de referência do futebol", recorda a acusação, Al-Khelaïfi comprou a moradia por cinco milhões de euros, através de uma sociedade por si detida, e transferiu-a quase de imediato para o irmão de um dos seus colaboradores próximos, antes de ser disponibilizada a Valcke.

Os dois acusados referiram um acordo "privado" sem ligação com o contrato fechado pela beIN com a FIFA em abril de 2014, com condições descritas em tribunal como "muito vantajosas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela