Secções
Entrar

Militar confessa à família massacre em Cabo Verde

27 de abril de 2016 às 13:01

Agência de notícias cabo-verdiana revelou que foi a família do soldado que denunciou o possível autor do massacre de Monte Txota à polícia. Antany Silva terá contado que matou as vítimas uma a uma

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, garantiu estar a acompanhar "muito de perto" a investigação sobre a morte de 11 pessoas no interior da ilha de Santiago.

"Dos tristes acontecimentos conhecidos hoje [terça-feira] e ocorridos em Monte Txota, há que, em primeiro lugar, lamentar as vítimas, exprimir a nossa dor e a nossa solidariedade para com os familiares", escreveu o Presidente na rede social Facebook. O chefe de Estado cabo-verdiano endereçou também "sentimentos de pesar e de solidariedade" às autoridades espanholas, através da embaixadora acreditada em Cabo Verde.

Onze pessoas, oito militares e três civis, dois dos quais cidadãos espanhóis, foram encontradas mortas, terça-feira, depois de um ataque ao destacamento militar no Centro Retransmissor de Monte Txota, em Rui Vaz, concelho de São Domingos, na ilha cabo-verdiana de Santiago. Um dos soldados do destacamento, que se encontra desaparecido e está a ser procurado pelas autoridades, é, segundo o Governo de Cabo Verde, o suspeito da autoria das mortes, que terão tido "motivações pessoais".

Segundo a agência de notícias cabo-verdiana, Oceanpress, o alegado autor do crime será Manuel António Silva Ribeiro, conhecido por Antany Silva. Terão sido os próprios familiares do militar a denunciar Antany à polícia, depois de estar ter confessado ter matado as onze vítimas uma a uma. Ainda assim, não terá revelado as suas motivações.

A Oceanpress revelou também que uma das armas desaparecidas (AKM) e três carregadores foram encontrados na casa dos familiares do militar.

Ainda na noite de terça-feira, o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, afastou ligações do ataque ao narcotráfico e rejeitou tratar-se de um atentado ao estado de Cabo Verde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela