Secções
Entrar

Ex-presidente interino da Tunísia desmentiu a sua própria morte

09 de novembro de 2019 às 14:39

Mohamed Ennaceur recorreu este sábado a uma rádio tunisina para desmentir a notícia da sua morte que horas antes tinha sido divulgada pela TAP, a agência de notícias nacional.

Mohamed Ennaceur, presidente interino da Tunísia entre julho e outubro, recorreu este sábado a uma rádio tunisina para desmentir a notícia da sua morte que horas antes tinha sido divulgada pela TAP, a agência de notícias nacional.

Numa intervenção no programa "Bom dia, fim de semana", da rádio Mosaique FM, Mohamed Ennaceur assegurou: "Estou bem de saúde e estou a preparar-me para comer uma assida" – um prato típico muçulmano.

A notícia da morte do ex-presidente interino foi amplamente noticiada pelos meios de comunicação social da Tunísia e replicada nas agências de notícias internacionais.

As notícias indicavam que Mohamed Ennaceur tinha falecido aos 85 anos, num hospital militar, para onde tinha sido transferido devido a "um forte mal-estar".

Mohamed Ennaceur era presidente do parlamento tunisino quando assumiu interinamente a Presidência do país, em 25 de julho, horas depois da morte do então chefe de Estado, Beji Caid Essensi.

De acordo com a Constituição tunisina, Ennaceur podia exercer o cargo de Presidente interino de 45 a 90 dias, o que obrigou a antecipar em dois meses as eleições para a Presidência, que estavam previstas apenas para o final do ano.

No dia 23 de outubro, dois dias antes de atingir o limite previsto na Constituição, Ennaceur transferiu os poderes para o novo presidente eleito, o jurista independente Kaïes Said.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela