Secções
Entrar

Marine Le Pen anuncia que é candidata à presidência de França em 2022

16 de janeiro de 2020 às 16:41

Quando faltam mais de dois anos para as presidenciais, Le Pen é a primeira pessoa a anunciar uma candidatura. Em 2017, a líder da extrema-direita ficou em segundo lugar na primeira volta, sendo depois derrotada por Macron.

A líder da extrema-direita francesa,Marine Le Pen, disse esta quinta-feira que tenciona candidatar-se à Presidência da República em 2022, naquela que será a sua terceira candidatura presidencial em França.

"A minha intenção é avançar para um projeto de unidade nacional [...] que possa unir todos os franceses em torno de um projeto de alternância para recuperar o país", disse Le Pen num encontro com jornalistas em Paris.

Nas últimas presidenciais, em 2017, a líder da extrema-direita ficou em segundo lugar na primeira volta, com 21,9%, contra os 23,7% obtidos porEmmanuel Macron, o mais votado.

Na segunda volta, Macron derrotou Le Pen com 66,1% dos votos, contra 33,9%.

A candidatura para as presidenciais de 2022 terá de ser validada em 2021 em Congresso nacional do seu partido, a União Nacional (RN, ex-Frente Nacional).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela