Secções
Entrar

Manifestantes pelo clima a caminho de Fórum de Davos

20 de janeiro de 2020 às 14:26

Cerca de cinquenta chefes de Estado e Governo deverão estar em Davos de terça a sexta-feira, entre um total de 2.800 participantes.

Centenas de ativistas pelo clima iniciaram o caminho da estação de comboios de Davos, Suíça, onde se prepara o início da 50.ª edição do Fórum Económico Mundial, ao qual pedem responsabilidades na crise climática.

A marcha de três dias começou no domingo na estação de Landquart, nos Alpes suíços, com os ativistas de todas as idades a pedirem ao Fórum e aos dirigentes mundiais que assumam as suas responsabilidades no encontro que começa na terça-feira.

As autoridades suíças autorizaram apenas os dois primeiros dias da marcha, entre Landquart e Klosters, mas não a última etapa, até Davos, mas os ativistas garantem que querem lá chegar, mesmo que tenham de usar trilhos de montanha.

Cerca de cinquenta chefes de Estado e Governo deverão estar em Davos de terça a sexta-feira, entre um total de 2.800 participantes.

O fundador do Fórum Económico Mundial, Klaus Schwab, considerou "reconfortante" que o Presidente norte-americano, Donald Trump, e a ativista sueca Greta Thunberg estejam em Davos este ano, salientando que as preocupações com o ambiente serão um tema chave do encontro.

Em entrevista à Associated Press, Schwab afirmou que "ambas as vozes são necessárias" e que "o ambiente terá um papel particularmente importante durante este encontro", com Thunberg e Trump a falarem na terça-feira, o primeiro dia do encontro.

O foco no ambiente poderá ser um tema desconfortável para Trump, cuja administração defende a expansão do uso de carvão, eliminou regulamentação ambiental e desvalorizou as preocupações da comunidade científica sobre as alterações climáticas provocadas pela atividade humana.

"Reconhecemos a urgência porque sabemos que a janela de oportunidade para agir está a fechar-se", afirmou, acrescentando que muitas empresas "reconhecem que agir bem é uma condição para sobreviverem a longo prazo".

Klaus Schwab afirmou que estarão presentes quase todos os líderes europeus, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela