Secções
Entrar

Kremlin exige à Ucrânia que mude a Constituição

SÁBADO 08 de março de 2022 às 09:19

Vladimir Putin apresentou o caderno de encargos para a retirada da Ucrânia. Quer que Kiev reconheça a Crimeia como território russo e exige que rejeite aliar-se a qualquer bloco, o que obriga à revisão da Constituição. Na quinta-feira, a UE discutirá o pedido de adesão da Ucrânia.

O que antes era apenas especulação agora já é uma certeza. Vladimir Putin definiu ontem as condições para terminar de "imediato" a invasão da Ucrânia e as mesmas foram verbalizadas por Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Para acabar com a ofensiva, Putin exige que a Ucrânia reconheça a Crimeia como russa e Donetsk e Luhansk como estados independentes. Além disso, a Rússia exige que a Ucrânia altere a sua Constituição, rejeitando a sua adesão a qualquer bloco, caso da NATO. Peskov foi omisso em relação à União Europeia (UE), mas assegurou que a Rússia pretende uma Ucrânia neutral.

Leia mais no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela