Secções
Entrar

Khamenei diz que Irão "venceu a guerra" e "deu chapada nos EUA"

Jornal de Negócios 26 de junho de 2025 às 14:20

Os primeiros comentários do líder supremo do Irão após o cessar-fogo com Israel foram feitos num vídeo pré-gravado, divulgado esta quinta-feira.

O Irão "emergiu vitorioso e deu uma chapada violenta na face dos EUA". Foi desta forma que o líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, comentou a guerra com Israel e os ataques aéreos dos EUA contra instalações nucleares no Irão.

Khamenei comenta sobre o cessar-fogo com Israel e a relação do Irão com os EUA

As declarações foram feitas num vídeo pré-gravado e difundido esta quinta-feira, sendo a primeira vez que Khamenei se pronuncia após o cessar-fogo que entrou em vigor terça-feira.

"Os EUA não ganharam nada com esta guerra", acrescentou. "Se houver alguma nova agressão o inimigo irá pagar um elevado preço", advertiu ainda.

Nos Estados Unidos existem avaliações contrárias à eficácia dos bombardeamentos, com um relatório do Pentágono a indicar que os ataques apenas atrasaram por uns meses o programa nuclear iraniano, enquanto o Presidente dos EUA, Donald Trump, assegura que as instalações nucleares visadas foram "obliteradas".

A AP citou, entretanto, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país islâmico que admitia que os ataques americanos tinham "danificado severamente" as instalações nucleares iranianas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela