Khamenei diz que Irão "venceu a guerra" e "deu chapada nos EUA"
Os primeiros comentários do líder supremo do Irão após o cessar-fogo com Israel foram feitos num vídeo pré-gravado, divulgado esta quinta-feira.
O Irão "emergiu vitorioso e deu uma chapada violenta na face dos EUA". Foi desta forma que o líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, comentou a guerra com Israel e os ataques aéreos dos EUA contra instalações nucleares no Irão.
As declarações foram feitas num vídeo pré-gravado e difundido esta quinta-feira, sendo a primeira vez que Khamenei se pronuncia após o cessar-fogo que entrou em vigor terça-feira.
"Os EUA não ganharam nada com esta guerra", acrescentou. "Se houver alguma nova agressão o inimigo irá pagar um elevado preço", advertiu ainda.
Nos Estados Unidos existem avaliações contrárias à eficácia dos bombardeamentos, com um relatório do Pentágono a indicar que os ataques apenas atrasaram por uns meses o programa nuclear iraniano, enquanto o Presidente dos EUA, Donald Trump, assegura que as instalações nucleares visadas foram "obliteradas".
A AP citou, entretanto, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país islâmico que admitia que os ataques americanos tinham "danificado severamente" as instalações nucleares iranianas.
Edições do Dia
Boas leituras!