Secções
Entrar

Ketanji Brown Jackson toma posse como primeira juíza afro-americana no Supremo dos EUA

Lusa 30 de junho de 2022 às 18:26

Ketanji Brown Jackson, de 51 anos, é juíza federal desde 2013 e foi nomeada em fevereiro pelo presidente Joe Biden.

Ketanji Brown Jackson tornou-se hoje na primeira juíza afro-americana a ascender ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, tomando posse minutos depois da reforma do juiz Stephen Breyer. 

REUTERS/Michael A. McCoy

Com a entrada de Jackson, três meses depois da sua confirmação no Senado, a mais alta instância judicial do país passa a ter quatro mulheres, uma composição inédita desde que o tribunal foi criado em 1789. 

Ketanji Brown Jackson, de 51 anos, é juíza federal desde 2013 e foi nomeada em fevereiro pelo presidente Joe Biden, que se tinha comprometido a escolher a primeira mulher afro-americana para o Supremo. 

A nova juíza entra numa altura em que o ano judicial do tribunal está completo até à reabertura do novo ano, depois do verão, embora o seu trabalho comece de imediato. 

As opiniões finais deste mandato, com uma supermaioria de seis juizes conservadores e três progressistas, incluíram a revogação do direito constitucional ao aborto, a limitação da legislação anti-poluição e a revogação de uma lei em Nova Iorque que colocava limites ao uso de armas em público. ?????

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela