Secções
Entrar

Isabel dos Santos deixa presidência da Cruz Vermelha de Angola

27 de abril de 2018 às 13:37

A empresária, considerada a mulher mais rica de África, anunciou a sua "indisponibilidade" para continuar a exercer o cargo de presidente da Cruz Vermelha de Angola, que já ocupava há 12 anos.

A empresária Isabel dos Santos, considerada a mulher mais rica de África, anunciou esta sexta-feira a sua "indisponibilidade" para continuar a exercer o cargo de presidente da Cruz Vermelha de Angola, que já ocupava há 12 anos.

1 de 4
Foto: REUTERS/Toby Melville
Isabel dos Santos entrevista

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresária refere que a decisão já foi transmitida ao conselho executivo nacional, tendo Isabel dos Santos indicado Elias Piedoso Chimuco, actual vice-presidente, para ocupar o cargo de presidente Interino, "para assegurar o normal funcionamento" da instituição.

Na hora da saída, através da carta enviada conselho executivo nacional, Isabel dos Santos dirigiu-se igualmente aos trabalhadores e voluntários da Cruz Vermelha de Angola, agradecendo o "empenho e dedicação".

A saída de Isabel dos Santos da liderança da Cruz Vermelha de Angola acontece de vários meses de polémicas divulgadas por alguma imprensa angolana sobre a gestão da instituição, cuja veracidade foi sempre negada pela empresária.

Foi igualmente denunciado os 11 meses de salários em atraso na instituição, abrangendo 115 trabalhadores, e alegada tentativa de destituição de Isabel dos Santos, por parte dos funcionários, do cargo de presidente da Cruz Vermelha de Angola.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela