Secções
Entrar

Igreja da Nossa Senhora de Fátima em Luanda assaltada e vandalizada

13 de maio de 2019 às 14:07

Pároco da igreja não avançou o valor monetário roubado, salientando que, entre os objetos sagrados destruídos constam uma imagem de Maria, que estava no altar, e velas utilizadas na missa.

A paróquia da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Luanda, foi assaltada e vandalizada na madrugada de domingo por desconhecidos que arrombaram os cofres e destruíram vários objetos sagrados, noticia hoje a imprensa angolana.

Segundo o Jornal de Angola e a Angop, o batistério da paróquia da antiga igreja de São Domingos, atual Nossa Senhora de Fátima, no distrito urbano de Rangel, foi vandalizado.

O pároco Filipe Tula, que se negou a prestar declarações à imprensa, confirmou, numa missa de batismo, o assalto à igreja.

Enquanto pedia desculpas pelo atraso da missa, o padre não avançou o valor monetário roubado, salientando que, entre os objetos sagrados destruídos constam uma imagem de Maria, que estava no altar, e velas utilizadas na missa.

"Não vou prestar nenhuma informação à comunicação social, porque acabei de fazer depoimentos ao SIC", disse o padre, à saída do piquete da 6.ª Esquadra da Polícia, citado pelo Jornal de Angola.

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Nacional foram chamados para analisarem o local do crime.

No batistério, sala onde o padre e acólitos se concentram espiritualmente para a celebração da missa, foi arrombado o cofre e retirados valores monetários, em quantias ainda por apurar.

A igreja foi assaltada no dia em que os fiéis realizaram a procissão de velas, no âmbito do 56.º aniversário da sua fundação, que hoje se celebra.

Fonte da paróquia disse à Angop que foram também forçados dois outros cofres, o que fica junto ao altar e outro próximo de um dos santos (imagem religiosa).

A Polícia Nacional do distrito urbano do Rangel deteve já um jovem que, na paróquia ajuda na preparação das celebrações religiosas e noutras atividades.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, fundada em 13 de maio de 1963, pela Congregação dos Frades Menores Capuchinhos, já foi alvo de vários assaltos do género, sendo o mais recente no ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela