Secções
Entrar

Guterres vai à Conferência do Clima: "Temos de fazer mais"

10 de novembro de 2017 às 16:54

O secretário-geral da ONU disse que vai pedir uma ambição renovada aos estados-membros durante a conferência.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou hoje que vai participar na Conferência do Clima, que acontece este mês na cidade de Bona, na Alemanha, porque é preciso "fazer mais" para combater o aquecimento global.

"Sinto-me encorajado pelas acções climáticas que estão a acontecer, em todas as escalas, a todos os níveis, envolvendo uma coligação de actores e instituições que está sempre a crescer. Mas temos de fazer mais", disse António Guterres em declarações aos jornalistas na sede da ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral disse que vai pedir uma ambição renovada aos estados-membros durante a conferência da ONU (conhecida pela sigla COP23).

"A janela de oportunidade para cumprir o objectivo de dois graus [de aumento médio máximo da temperatura do plano] pode estar fechada dentro de 20 anos ou menos. E podemos ter apenas cinco anos para dobrar a curva das emissões para termos 1,5 graus [de aumento]", disse.

Para conseguir estes objectivos, Guterres disse que será necessário um corte adicional de 25% nas emissões até 2020.

O responsável lembrou ainda o compromisso da comunidade internacional de doar 100 mil milhões de dólares (cerca de 86 mil milhões de euros) todos os anos para os países em desenvolvimento, considerando a ajuda fundamental na luta contra as mudanças climáticas.

O secretário-geral pediu aos líderes mundiais "que mostrem coragem ao combater os interesses instalados, sabedoria ao investir nas oportunidades do futuro, e compaixão e preocupação para com o mundo" que está a ser construído para as gerações vindouras.

"Como ex-político, não tenho duvidas de que no nosso mundo este é o caminho para o progresso de hoje e um legado significativo amanhã", acrescentou.

A Conferência do Clima começou no dia 06 deste mês e termina no dia 17.

Guterres anunciou ainda uma visita as Filipinas antes da cimeira, para participar na Cimeira da ONU das Nações do Sudoeste Asiático, e uma palestra em Londres, na Escola de Estudos Africanos e Orientais da Universidade de Londres, sobre terrorismo.

"Enquanto o mundo responder ao terrorismo moderno, o nosso objectivo deve ser vencer a luta enquanto mantendo os nossos valores", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela