Secções
Entrar

Governo francês confirma duas mortes relacionadas com o calor

Lusa 02 de julho de 2025 às 10:12

A ministra da Transição Ecológica salientou em conferência de imprensa que os bombeiros tiveram de intervir para prestar assistência de emergência a cerca de 300 pessoas.

Pelo menos duas pessoas morreram em França na sequência das altas temperaturas que se têm feito sentir no país, confirmou esta quarta-feira a ministra da Transição Ecológica, Agnes Pannier-Runacher.

AP Photo/Christophe Ena

A ministra salientou em conferência de imprensa que os bombeiros tiveram de intervir para prestar assistência de emergência a cerca de 300 pessoas.

Pannier-Runacher disse ainda que, como resultado desta onda de calor que atingiu a Europa, especialmente o sul, desde o fim de semana, junho de 2025 foi "o segundo mais quente desde o início das medições" em 1900, atrás apenas de 2003.

Em França, os municípios que permanecem hoje em alerta vermelho são Aube, Yonne, Loiret e Cher, prevendo-se que as temperaturas atinjam os 39 graus Celsius.

Este valor é substancialmente inferior ao alerta de temperatura de terça-feira, dia em que foi atingido o pico da onda em França com temperaturas superiores a 41 graus em alguns locais.

Um total de 16 dos 101 municípios franceses estava no nível de alerta mais elevado, incluindo a região de Paris.

Outros 55 municípios estão hoje em alerta laranja, especialmente na metade oriental do país, à medida que a massa de ar mais fria que porá fim a esta onda de calor começa a deslocar-se do Atlântico.

Em Paris, o aviso será laranja, com temperaturas máximas estimadas em 34 graus.

No seu boletim matinal, o serviço meteorológico estatal Météo-France alertou ainda para o risco de "tempestades localmente violentas" à tarde e à noite, que provavelmente produzirão fortes ondas de chuva num curto período na mesma metade do país.

Além de França, países como Espanha, Portugal, Itália e Turquia enfrentam uma longa onda de calor extrema.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela