Glaciar suíço desmoronou e destruiu parte de uma vila
A vila de Blatten já tinha sido evacuada devido ao perigo de derrocada.
Um enorme glaciar no sul da Suíça desmoronou e destruiu parcialmente a vila de Blatten, que já tinha sido evacuada devido ao perigo iminente.
Por volta das 15h30 desta quarta-feira ocorreu um colapso no glaciar de Birch, referiram os serviços de emergência da região de Wallis. Várias casas em Blatten, onde vivem cerca de 300 pessoas, ficaram destruídas.
A derrocada já estava prevista há vários dias, pelo que a população já tinha sido retirada das suas casas, no entanto houve um aumento significativo na atividade do glaciar na terça-feira à noite e intensificou-se na quarta-feira, levando ao desabamento.
Nas redes sociais foram partilhados vários vídeos onde é possível ver uma nuvem de gelo e terra a descer pela montanha em direção ao vale onde fica a vila.
Os Alpes e os glaciares diminuíram nos últimos anos devido ao aquecimento global, apenas na Suíça os glaciares derreteram tanto entre 2022 e 2023 quanto em 1960 e 1990, o que significa que nos dois períodos perderam cerca de 10% do seu volume total.
Edições do Dia
Boas leituras!