Secções
Entrar

Furacão Irma faz dez mortos nas Caraíbas

07 de setembro de 2017 às 11:04

Um bebé de dois anos morreu enquanto a família tentava fugir, na ilha de Barbuda


Pelo menos dez pessoas morreram devido ao furacão Irma, na região das Caraíbas. A Associated Press registou a morte de uma pessoa na ilha de Anguilla, o que fez subir o número de vítimas.

1 de 11
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Ron Gurney/Reuters
Foto: Alvin Baez/Reuters
Foto: Ministério da Defesa da Holanda/Reuters

90% das estradas na ilha de Anguilla estão intransitáveis. Gerard Collomb, o ministro do Interior francês, tinha indicado que em São Martinho e em São Bartolomeu, territórios franceses ultramarinos, oito pessoas tinham morrido e 23 ficado feridas.

Na zona holandesa de São Martinho, o gás e a electricidade estão cortados, afirmou o primeiro-ministro holandês Mark Rutte. As comunicações existentes são feitas pelos militares. 

Na ilha de Barbuda, um bebé de dois anos morreu enquanto a família tentava escapar de uma casa danificada, durante a tempestade.

Hoje, o furacão Irma deverá afectar a República Dominicana e as Ilhas Turcas e Caicos, com ventos de 290 quilómetros por hora. A par do Irma, as tempestades José e Katia passaram à categoria de furacão e estão a afectar a zona do Atlântico.

Segundo o Centro de Furacões, o furacão José "segue intensificando-se" no Atlântico com ventos de 140 quilómetros por hora e na direcção oeste.

Este furacão, de categoria 1, está a 1.485 quilómetros das Antilhas Pequenas e não representa para já uma ameaça. Contudo, espera-se que venha a ganhar força nas próximas 48 horas.

Por fim, o furacão Katia está "à deriva" no sudoeste do Golfo do México.

Também de categoria 1, o olho do Katia está a 335 quilómetros a este de Tampico e 310 quilómetros a norte-noroeste de Veracruz, no México.

O Katia está a avançar a uma velocidade de quatro quilómetros por hora em direcção este sudeste e com ventos máximos até 130 quilómetros por hora.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela