Secções
Entrar

Finlândia avança com candidatura à NATO

Diogo Barreto 15 de maio de 2022 às 11:35

O presidente da Finlândia confirmou a vontade de aderir à NATO numa conferência de imprensa em Helsínquia, ao lado da primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin.

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, confirmou que o país se vai candidatar formalmente à adesão à NATO. Com a entrada da Finlândia, a NATO passaria a ter 30 membros, sendo que ganharia uma fronteira de centenas de quilómetros com a Rússia.

Heikki Saukkomaa/ Lehtikuva/via REUTERS

Niinistö confirmou a informação numa conferência de imprensa em Helsínquia, ao lado da primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin. "Este é um dia histórico. Uma nova era começou", disse o presidente finlandês.

É expectável que o parlamento finlandês aprove esta decisão nos próximos dias. Depois de aprovado pelo parlamento, o pedido formal de adesão à NATO será submetido à sede deste organismo, em Bruxelas, sendo previsível que tal aconteça durante a próxima semana.

Na sequência da guerra na Ucrânia, a Finlândia e a Suécia iniciaram um debate sobre a adesão à NATO, que, a concretizar-se, significará o abandono da histórica posição de não-alinhamento dos dois países.

A Rússia, que partilha 1.340 quilómetros de fronteira terrestre com a Finlândia e uma fronteira marítima com a Suécia, avisou que será forçada a tomar medidas de retaliação se Helsínquia aderir à NATO.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela